GADO CRISPR “PRLR-SLICK”: Primeiro Gado Editado Geneticamente Aprovado pela FDA

Introdução à Aprovação do FDA

No início de 2022, o FDA aprovou um novo tipo de gado editado geneticamente para a produção de carne. Este gado foi desenvolvido com o aquecimento global em mente e possui pelos extremamente lisos e curtos, o que ajuda os animais a lidarem mais eficazmente com o calor.

A Tecnologia CRISPR e o Gado PRLR-SLICK

O gado, conhecido como PRLR-SLICK, foi desenvolvido utilizando uma técnica de edição genética chamada CRISPR. Diferente dos organismos geneticamente modificados (OGM), que normalmente envolvem a adição de material genético de outros organismos, a edição genética utiliza genes nativos de uma espécie, resultando em um organismo que poderia, teoricamente, ocorrer através de um processo de reprodução natural.

Determinação de Baixo Risco pelo FDA

A agência federal chamou a decisão de introduzir o gado de carne com edição genética de “baixo risco” após determinar que a alteração genômica intencional (IGA) do gado não causa preocupações de segurança. Dependendo de uma futura revisão de segurança, a carne poderia chegar às prateleiras em apenas dois anos.

Explicação das Alterações Genômicas Intencionais (IGA)

Em um comunicado de imprensa, o FDA explicou que as IGAs são “alterações feitas usando tecnologias moleculares que introduzem mudanças no genoma de um animal”. Segundo a Successful Farming, uma empresa de “reprodução de precisão” chamada Acceligen, em Minnesota, é responsável por utilizar a técnica CRISPR para produzir o gado de pelo liso. No entanto, esta não é a primeira vez que a tecnologia é usada em vacas; em 2020, pesquisadores da UC Davis usaram a tecnologia CRISPR para criar uma vaca, chamada Cosmo, projetada para produzir 75% de descendentes machos.

Empresa Acceligen cria o Gado PRLR-SLICK

Acceligen submeteu dados genômicos e outras informações ao FDA para demonstrar que a alteração genômica intencional (IGA) no gene do receptor de prolactina (gene PRLR) do gado PRLR-SLICK é equivalente às mutações naturais que ocorrem em gado criado convencionalmente. A IGA, que trunca a proteína do receptor de prolactina, resulta no mesmo pelo curto e liso visto em gado com as mutações naturais lisas.

As mutações lisas se desenvolveram através da seleção genética ao longo dos anos em várias raças de gado, à medida que se adaptaram naturalmente a ambientes subtropicais e tropicais. Embora as sequências genômicas específicas das mutações lisas variem, todas resultam em proteínas do receptor de prolactina truncadas funcionalmente equivalentes. As mutações lisas conferem um pelo curto e “liso”, e foi relatado que o gado com o fenótipo liso é melhor em suportar o clima quente.

Histórico de Aprovações do FDA em Animais Geneticamente Modificados

No passado, o FDA aprovou modificações genéticas semelhantes em salmão, cabras, frangos, coelhos e, mais recentemente, porcos. No entanto, o gado PRLR-SLICK é o primeiro a receber uma “determinação de baixo risco para discrição de aplicação”, o que significa que a administração considerou que não há diferenças práticas no produto final (carne) produzido pelo gado editado geneticamente e o gado criado convencionalmente.

Comparação com o Gado de Característica Natural

Como a característica do pelo liso ocorre naturalmente em alguns bovinos, os animais editados geneticamente são os mesmos, do ponto de vista do consumidor, que outros bovinos com as mesmas características. “Além disso, o alimento proveniente do gado é o mesmo que o alimento proveniente do gado criado convencionalmente que possui a mesma característica de pelo liso”, disse o FDA. O FDA revisou dados genômicos e outras informações fornecidas pelo desenvolvedor para chegar à sua determinação de segurança.

Impacto Futuro na Biotecnologia Animal

Steven Solomon, diretor do Centro de Medicina Veterinária do FDA, disse em um comunicado de imprensa que a decisão provavelmente abrirá caminho para futuras edições genéticas. “Esperamos que nossa decisão encoraje outros desenvolvedores a trazer produtos de biotecnologia animal para a determinação de risco do FDA neste campo em rápido desenvolvimento, abrindo caminho para que animais contendo IGAs de baixo risco cheguem ao mercado de forma mais eficiente.”

Facilitação para os Agricultores

Os agricultores que planejam usar o gado PRLR-SLICK não precisarão se registrar na administração, o que facilita a adoção dessa tecnologia inovadora.

REFERENCIAS:

https://www.nature.com/articles/s41587-022-01297-z
file:///C:/Users/usuario/Downloads/20220301_423a7b9c-9f78-4461-a2de-7e9ee34c12ee.pdf
https://www.fda.gov/media/155706/download

https://www.foodsafetynews.com/2022/03/beef-from-certain-gene-edited-cattle-is-safe-to-eat-fda-says/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras

Guia de tamanho (cm)

Camisa feminina

TallaLargura (C)Anchura (L)Comp. de manga (Cm)Lar. Manga (Lm)
Tam. P57.039.015.018.0
Tam. M59.043,015,018,0
Tam G. 61,045,015,518,5
Tam GG63,052,015,518,5

Los tamaño encima son solamente para referencia

Camisa masculina

TallaLargura (C)Anchura (L)Comp. de manga (Cm)Lar. Manga (Lm)
Tam. P68.048.024.018.0
Tam. M74.049,024,018,0
Tam G. 78,050,024,018,5
Tam GG80,052,026,018,5
Open chat
1
Escanear o código
Hello 👋
En que puedo ayudarte